Total de visualizações de página

sábado, 15 de dezembro de 2012

UMA PINCELADA SOBRE MEDIUNIDADE

"...afirmamos, desde 1956, em nossa obra "Umbanda de Todos Nós", que a mediunidade estava sendo frenada, cancelada mesmo por efeito da execução de uma lei que qualificamos de retração, agora mais do que nunca, reafirmamos essa verdade: - "a mediunidade (isto é, a faculdade mediúnica através das humanas criaturas) está em franca decadência..." (W.W. da Matta e Silva)

"... ser um médium de Umbanda, isto é, um veículo dos espíritos de Caboclos, Pretos-Velhos e outros de dentro da faixa, é uma condição excepcional, por ser, por sua vez, consequência de uma escolha especial, feita no plano astral antes mesmo de o espírito encarnar..."

"... uma criatura pode ser médium, sejá lá de que modalidade for, inclusive, é claro, de incorporação, de outras correntes ou setores, porém esse dom não a condiciona a se transformar num veículo próprio dos espíritos de Caboclos e Pretos-Velhos, Crianças e muito menos de Exu...espíritos esses que tem por função mediúnica exclusiva militar na Corrente de Umbanda e sobre aparelhos pré-escolhidos, desde quando desencarnados..."

" E ainda temos a acrescentar o seguinte: - o mediunato mesmo, isto é, a missão providencial, especial com ordens e direitos de trabalho mágicos ou de magia dentro da Umbanda, só é conferido a médium do sexo masculino..."

"...somente o médium masculino tem condições vibratórias para operar na Magia em face dos elementos de ligação e de força que os espíritos de Caboclos, Pretos-Velhos, Exus e outros põem em ação, através de sua mediunidade, tendo em vista os inevitáveis entrechoques do astral inferior que esse mesmo médium foi preparado para enfrentar..."

"Todavia, com isso não queremos dizer que ao elemento feminino tenha sido negada a condição de ser médium de Umbanda - dos Caboclos, Pretos-Velhos, etc. Não !
A condição de ser também veículo dos espíritos de Caboclos, Pretos-Velhos e outros a elas - às mulheres - foi dada, porém como auxiliar, nunca na posição especial de comando vibratório igual ao do homem, em face da injunções de sua própria natureza feminina..."

"...à mulher para funcionar dentro da Umbanda não vem acompanhada do direito e da competente cobertura espiritual para operar na Magia e que, por extensão, lhe é vedado, também, consagrar ou preparar qualquer outra pessoa no sentido direto do que na Umbanda se tem como uma Iniciação..."

"...é "contravenção mediúnica" ou mesmo "crime" de lesa-mediunidade os médiuns do sexo feminino frequentarem a Corrente menstruadas e até darem passes na fase da dita tensão pré-menstrual."

"Os verdadeiros médiuns da Corrente Astral de Umbanda que foram surgindo desde que ela iniciou seu movimento propriamente dito sobre o Brasil e por dentro dos cultos afro-brasileiros, tem que ser, forçosamente, enquadrados nestas três categorias:
A) - os de carma probatório ou de simples função mediúnica auxiliar;
B) - os de carma evolutivo ou dentro do mediunato, ou seja, de uma missão já providencial, salvadora, etc;
C) - os de carma missionário ou dentro do duplo aspecto - o do mediunato e do grau de médium magista...

Na categoria A, pode-se enquadrar a maioria dos médiuns que surgiram até o momento.
Na categoria B, pode-se enquadrar ainda essa ou aquela pequena parte de médiuns-homens que receberam a outorga do mediunato, ou seja, uma missão providencial, salvadora, dentro da Corrente Astral de Umbanda...
Esses médiuns vieram sob a cobertura dos espíritos de Caboclos, Pretos-Velhos, etc, num grau de protetores mais elevados, alguns até no grau de Guias.
Temos a considerar que os verdadeiros médiuns da Corrente Astral de Umbanda, dentro do mediunato, tem surgido em pequeno número. Surgiram como veículos para a execução de certos poderes maiores de ordem mágica, terpêutica, espirítica, etc. Em suma, vieram para dar sequência a uma série de fenômenos ou de ações úteis, práticas, em benefício de seus semelhantes, por força da ação de algum Guia de ligação ou de seus protetores mais afins..."




___________________________________________________________________
REFERÊNCIA


MATTA E SILVA, W. W., UMBANDA DO BRASIL, ED. ÍCONE

4 comentários:

  1. MARIA DE NAZARÉ - A LUZ ESCOLHIDA POR OXALÁ PARA A VINDA DE ORIXALÁ. HAVERIA PAPEL MAIS IMPORTANTE QUE ESTE PARA A HUMANIDADE? A MULHER PODE SER MÃE DE JESUS E NÃO PODE SER SACERDOTISA NA UMBANDA? GOSTARIA DE ENTENDER ISSO.

    ResponderExcluir
  2. O escritor e Sacerdote umbandista W.W. da Matta e Silva nunca foi avesso ao elemento feminino na Umbanda como muitos tentam dizer por aí. Ele simplesmente disse o que cabia para cada um segundo sua própria natureza, ou seja, papel no cenário mágico-espiritual. Em sua obra ele coloca que a maior magia é da mulher quando da a luz a uma criança.

    ResponderExcluir
  3. Prezados, como praticante da Umbanda Esotérica - seguimos os ensinamentos do nosso querido W.W. da Matta e Silva, e nosso terreiro é bem pequeno, aqui no sul, Porto Alegre. Entendo que só é permitido ao homen e alguns em especial o domínio das magias. Médiuns magistas. vem com este dom e só a eles cabe o exercício destas funções, Me corrijam se estiver errada. Ivanise Tadewald - 51 85227147

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A manipulação da Magia em graus mais complexos é dada apenas aqueles que são médiuns magistas, ou seja, que obtem esse grau.

      Excluir