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sábado, 11 de fevereiro de 2012

LINHAS DE FORÇA

São as sutis correntes de energia que interpenetram todo espaço cósmico...

São dentro do sentido mais claro, mais simples, as forças elementais da natureza que tudo constroem, tudo formam, desde o mais insignificante grão de areia ao maior planeta, à maior estrela sideral... até as vias-lácteas, as galáxias, são formadas, construídas, por efeito direto e próprio dessas ditas linhas de força que na Escola Oriental tomam a denominação de Tatwas.

Também dão formação à aura eletromagnética dos próprios planetas...

Sete são as Linhas de Força (ou Tatwas) ou Correntes Energéticas da natureza, 5 inferiores e 2 superiores.

As Linhas de Força, são canais cármicos, como impressoras das Fichas Cármicas, são ainda quem fazem revelar os símbolos ou os sinais existentes nessa ficha, sobre as palmas das mãos...



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MATTA E SILVA, W.W. DA, MISTÉRIOS E PRÁTICAS DA LEI DE UMBANDA, EDITORA FREITAS BASTOS, 2ª EDIÇÃO.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CARTA RESPOSTA

Ao
Senhor Rubens Saraceni


Eu vos saúdo com o respeito que todos devem receber.

Hoje é com muito pesar que empunho essa caneta para escrever-lhe, mas também para mim representa um grande avanço, pois já faz alguns séculos que abandonei a espada. Mas uma coisa o caminho guerreiro me ensinou a ser honrado e leal.

Mas chega de delongas...

Hoje, ao ler o seu texto “Quem surgiu primeiro?A Umbanda ou os Guias Espirituais?“, fui levado a relembrar minha trajetória nesta vida de umbandista. Quantas coisas eu vi, boas e ruins... Quantas pessoas eu conheci, boas e ruins... Quantos Terreiros eu freqüentei, bons e ruins... Quantos livros umbandistas eu li, bons e ruins.

Durante esses anos presenciei sua guerra particular com outra “facção umbandista” e dela pude tirar minhas próprias conclusões e sinceramente não me vem nada na mente além de ridícula.

Pois bem, mas o que isto tem a ver com o texto? Tudo! Pois Vossa Senhoria perdeu as estribeiras e resolveu atacar de forma rasteira a memória de W. W. da Matta e Silva, Mestre Espiritual Umbandista, Pai de família, Avô, Amigo de seus Amigos, o qual tem no Brasil inteiro adeptos da doutrina que revelou para seus filhos de Santé e em suas obras.

Vossa Senhoria que se apresenta como um Mestre, mais do que ninguém sabe, ou deveria saber, que antes de jogar pedra no telhado do outro (neste caso na lápide), Vossa Senhoria deveria cobrir o seu.

Argumentar sobre os temas tratados em seu texto acho desnecessário, pois a sua interpretação dos livros de Matta e Silva são tendenciosas e maliciosas, digna dos nossos irmãos evangélicos que usaram da Umbanda como trampolim, caluniando nossa religião e nossas Entidades.

O que isso demonstra é que Matta e Silva, mesmo lá de Aruanda continua a estremecer os vilipendiadores da Umbanda, e que sua missão foi cumprida, pois os aproveitadores do santo continuam sentindo sua força de pemba.

“ É força de pemba... é lei
  Se errou... se extraviou
  Ninguém pode dá caminho
  Ninguém pode dá malei...
  Só quem pode dá malei
  É preto-véio de seu conga...
  Assim mesmo é preciso
  Que se endireite e volte cá...”

Senhor Rubens, em nome da Velha Tradição de nossos Ancestrais milenares, Guardiões dos Sagrados Mistérios, pelos Veneráveis Mestres da Umbanda Esotérica, encarnados e desencarnados, Iniciados nos Mistérios Maiores e Iniciados nos Mistérios Menores, meus Irmãos de Raiz, nós ti declaramos um DESCONHECIDO, pois um Iniciado reconhece o outro não importa onde manifeste sua espiritualidade.

- NÓS NÃO TE RECONHECEMOS!

Diferente de outros que no silêncio de seu conga humilde, no banquinho de um preto-velho com um galhinho de arruda na mão carrega toda a valência de sua Iniciação.

Mas por favor, respeitabilíssimo Sr., não se ofenda, apenas quis lhe ser gentil, pois estou lhe dando o direito de estar presente para ler minhas pequenas palavras, gentileza essa que Vossa Senhoria talvez desconheça, pois não pensou duas vezes para atacar um Irmão seu (desencarnado), que lutou pelo bom nome da Umbanda, pelos Orixás e pelos seus sinceros filhos, cujo desencarne passam décadas.

Que estupenda nobreza espiritual!

Usar do nome das entidades para manifestar seus desejos mais soturnos, dizendo que Matta e Silva está no baixo astral.

Que senso de justiça e misericórdia!

Que demonstração linda de amor ao próximo!

Quer uma iniciação verdadeira?

Aprenda a amar.

Aí talvez o Guardião lhe abra a 1ª porta da iniciação.

Nós te amamos mesmo assim Rubens Saraceni, pois o ódio, a maledicência, a covardia espiritual, são defeitos de um PROFANO.

Se tens coragem e não teme a democracia, publique essa mensagem no Jornal Nacional da Umbanda, no Jornal de Umbanda Sagrada e encaminhe a todos de sua infinita lista de seguidores.

Nunca é tarde para corrigir-se.

“Na ladera de pilá
  É ...tombadô...
  Bota fogo ni sapê
  Pra nacê ôta fulo...”

Um abraço fraterno de alguém que lhe quer bem.

J. Rogério


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM POUCO DE PITÁGORAS

Assim disse a Pitonisa:

- Eis o filho de Apolo, aquele cuja sabedoria iluminará o caminho dos homens...

PITÁGORAS

- Na Grécia, iniciado na Luz de Orpheu;

- No Egito,  de iniciado passou a iniciador, de discípulo para mestre, de sacerdote passou a hierofante;

- Dario, chefiando um exército invade e conquista o Egito fazendo milhares de escravos dentre eles Pitágoras. Mas como tinha uma grande fama, foi reconhecido por Dario que o libertou e concedeu-lhe a liberdade e convidou-o como hóspede e professor. Então na Babilônia conheceu e participou dos Mistérios Caldeus e do Colégio dos Magos da Pérsia;

- Escreveu o livro "Discurso Sagrado", comparando os deuses gregos, egípcios e caldeus, concluindo que todos sob nomes diferentes expressam a mesma Verdade Universal;

- Na Índia adquire outros conhecimentos, e é lá que conhece o Buda Sakya Muni, que lhe deu o último conselho antes de Pitágoras partir para sua terra:

"Lembra-te, ó Sâmio, que o homem só é senhor daquilo que pode dispensar, daquilo que não pode é escravo".

- Na sua volta à Grécia foi chamado de sábio (sophos, em grego), ao que respondia "não sou sophos, mas apenas Amigo (philo, em grego) da sabedoria.

Daí surge o termo filósofo.

- Pitágoras funda a Escola de Krotona, também conhecida como "Escola Itálica". Durante a construção dessa Escola Iniciática que Pitágoras compôs os "Versos Dourados" que são a síntese de seus ensinamentos.
Durante os 40 anos de existência dessa Escola não houve um dia sequer em que esses versos não fossem recitados, ao nascer do sol, por seus discípulos.

Os Versos Dourados dividiam os 4 Graus da Iniciação:

1º - Preparação - Akusmatiki

2º - Purificação - Mathematiki

3º - Perfeição - Sebastikoi

4º - Epifania  - Hierofante

VERSOS DOURADOS

1º GRAU

- Reverencia os Deuses Imortais com o Culto Sagrado, conservando puro o teu coração e defendendo tuas crenças.
  Não percas a fé nos sábios, santos e heróis.

2º GRAU

- Seja bom filho e bom pai, solícito irmão e amoroso esposo.
  Escolha, como amigos, aqueles que possuam virtudes,
  deles te aproxima e com eles conviva, escutando-lhes os conselhos...
  E, se teu amigo, ao te aconselhar um dia for muito rigoroso, perdoa-o, porque a emoção, às vezes,
  domina a razão...
  e dominar as paixões, subjugá-las e vencê-las, é dom que deves querer alcançar.

  Seja casto, sereno e ativo...
  Que nunca a cólera te domine, nem o mal em ti prevaleça.
  Sozinho, ou em público, mantenha iguais atitudes, tributando, a ti mesmo, o devido respeito.
  Seja, no falar no agir, justo e prudente.

  Ame a vida, mas lembra-te da morte, sem jamais esquecer que as honrarias, fáceis de adquirir,
  são, também, fáceis de perder
  Dos dissabores que o destino traz não reclames nem blasfemes...
  suporta-os com serenidade e nos Deuses confia,
  pois assim agindo, aos Deuses agradarás.
  Tanto a Verdade como o Erro tem os seus admiradores e seguidores...
  e quando o Erro avança e domina,  o Sábio recua... e vela.

  O Sábio adverte com rigor ou aconselha com amor.
  Assim, grava em teu coração as palavras que proferes.
  Não tenhas preconceito algum, e no entanto, analisa bem os atos alheios ao mesmo tempo
  em que julgas os teus, porque ambos são falíveis e revestem-se de erros.
  Só o insensato fala sem pensar, só a ele é dado agir sem calcular.

  Contempla no presente o passado e o futuro.
  Faze apenas aquilo que souberes, instrui-te sem pressa para bem aprender
  porque a sabedoria nasce do tempo e do empenho.

  Cuida da tua saúde, que é precioso tesouro, dando a teu corpo o alimento e à tua alma repouso.
  Seja moderado em tudo, lembrando-te que  excesso prejudica mais que a falta.
  Afasta os extremos do luxo e da avareza pois é no meio que reside o bem.

  3º GRAU

  Desperta assim que o Sol levantar e, na calma do alvorecer, pensa no que farás. 
  E à noite não te deites sem antes refletir:
  - Hoje, o que foi que eu fiz?
  - Fiz o bem? ... devo então continuar.
  - O mal eu fiz?... é necessário parar.
  Siga sempre este conselho,
  medita no que ele lhe diz...
  Se o fizeres, eu juro, serás virtuoso e feliz.
  Juro, também, pela Tetráktis Sagrada e por Aquele que a concebeu:
  invocando ardentemente os Deuses, d'eles receberás as bênçãos que, desviando-te dos erros,
  te darão paz, acompanhando o êxito de tuas ações.
  Assim, buscando a essência da Verdade, conhecerás, de tudo, o princípio, o meio e o fim.

  Verás... o céu e a terra te mostrãrão, que o que está acima assemelha-se ao de baixo.
  Conhecendo-te a ti mesmo, e por ti mesmo, sendo senhor de teus atos, serás
  senhor de tuas paixões e de teus desejos.

  Os frutos que hoje colhes são aqueles que outrora plantastes.
  É em tua alma, e além de ti que deves buscar a causa,
  Porque a felicidade, que tanto procuras, vive apartada da má conduta,
  da mesquinhez e da cobiça que cega e desorienta os homens, fazendo-os esquecer-se da divina origem.

  Brilhe em tua fronte a luz da inteligência, distinguindo o bem e o mal.
  Observa as leis na própria natureza, e se assim o fizeres, cumprindo as minhas leis, o Portal da Sabedoria,
  um dia, alcançarás.

4º GRAU

  Evita o apego que perturba a mente, cultiva o raciocínio, a paixão o domina,
  e então, transpondo da sabedoria o portal, mesmo entre os imortais, serás um Deus.

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Estes foram o Versos Dourados de Pitágoras, que mesmo depois de tantos séculos, são diretrizes para as Escolas Iniciáticas de hoje.

Lembrando que a Umbanda Esotérica, em sua aparente simplicidade  carrega a Tradição desses Velhos e Amados Patriarcas.

Uma pergunta...

Você meu Irmão de Fé SABE COM TODA CERTEZA quem realmente são as Entidades que se manifestam através de sua mediunidade?

Lembre-se que a Umbanda é a Senhora dos 7 Véus, quantos deles já cairam para seus olhos?

Enquanto isso... O """Preto-Velho""" canta:

"Meu Congá tem guiné, pode pegar quem quiser,
 meu Congá tem mironga,  só pega quem puder..."

Salve os Senhores e Senhoras do Aumbhandan!!!

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Referência bibliográfica:

CONTE, Carlos Brasílio, Pitágoras, Ciência e Magia na Antiga Grécia, ed. Madras.


 

sábado, 5 de novembro de 2011

MANTRA E PONTO CANTADO




ANTES DE LER O TEXTO, POR FAVOR, VEJA, OUÇA E SINTA O VÍDEO ACIMA. DEPOIS LEIA O TEXTO E MEDITE PROFUNDAMENTE, NA SEQUÊNCIA OUÇA UM PONTO DE RAIZ CANTADO PELO GRÃO MESTRE W. W. DA MATTA E SILVA E POR FIM ALEGRE-SE COM O VÍDEO ABAIXO.

O mantra cantado por essa dupla maravilhosa chama-se Gayatri Mantra, cuja letra é:
"OM BHUR BHUVAH SWAHA
 TAT SAVITUR VARENYAM
 BHARGO DEVASYA DHIMAHI
 DHIYO YONAH PRACHODAYAT"

SIGNIFICADO:
"Ó DEUS DA VIDA QUE TRAZ FELICIDADE
 DÁ-NOS TUA LUZ QUE DESTRÓI PECADOS
 QUE A TUA DIVINDADE NOS PENETRE
 E POSSA INSPIRAR NOSSA MENTE"

Você pode estar se perguntando, mas o que um mantra indiano tem a ver com a Umbanda, onde se cantam pontos cantados. Eis a questão meu Irmão (ã), na Umbanda Esotérica temos a consciência que a Umbanda, os Orixás, as Entidades espirituais estão além, mas muito além, de onde nossa vã compreensão alcança.

A Umbanda, segundo W.W. da Matta e Silva, "...é a Lei Máter", "...é a Religião Original", o próprio Elo Vivente revelado pelo Verbo Criador que os Sacerdotes e Iniciados das antigas Escolas, em parte ocultaram, e em parte ensinaram, perdendo-se depois no emaranhado das ambições e perseguições, confundindo-se, em ramificações, as poucas verdades que se conservam ainda, através de vários setores, ditos espiritualistas, filosóficos e religiosos.

É ainda " ...a Ciência Mãe"...

A Umbanda é um termo místico, litúrgico, sagrado, vibrado, cuja origem se encontra naquele alfabeto primitivo de que os Brahmas desconheciam a essência, mas que está dentro da própria Kaballa (o mais oculto, o mais secreto), a que deram o nome de Aryano, Adâmico ou Vatan e deve ter vindo da pura Raça Vermelha... (Matta e Silva, Umbanda de Todos Nós, pág. 63,64, ed.Icone)

Voltando a palavra Mantra, um dos seus significados vem do sânscrito (MAN=mente, TRA=alavanca). Originaram do hinduísmo, mas são usados no budismo, jainismo... (Wikipedia).

Mantras e nossos Pontos Cantados, tem a mesma finalidade de fazer o praticante elevar sua consciência e alcançar esferas superiores, fazendo a re-união (yoga) do eu inferior com o eu superior.

Ou basicamente, como preferirem, preparar o praticante para que ele possa ligar-se aos Mestres Espirituais em exercício mediúnico, para auxiliar os irmãos da Assistência.

Depende de onde você olha...

Como disse o Mestre Espiritual Caboclo Mirim incorporado em seu médium, "Umbanda é coisa séria para gente séria".

Para encerrar um vídeo para a alegria de qualquer Umbandista.



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

AS SETE POTÊNCIAS ESPIRITUAIS

POR "PEQUENA DISCÍPULA DA RAIZ DE GUINÉ"

As emanações oriundas do Divino, desde as dimensões imateriais sem forma, até os mundos manifestados na forma (astral, etérica e física) são expressas por altas Vibrações Cósmicas, cuja atuação se faz através de Sete Potências Espirituais.

Essas Sete Potências, dentro do conceito da Umbanda são os Sete Orixás: Orixalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Yemanjá, Yori e Yorima.

Sete são as Linhas da Lei de Umbanda, porque o 7 é o número sagrado de todos os símbolos, é o número de “expansão e centralização” da UNIDADE. É composto do ternário e do quartenário e dessa reunião sai as Variantes da Unidade e constitui o Sagrado Setenário.

Os Orixás atuam em Faixas de Freqüência Vibratória ou Linhas, que se interpenetram e estendem essas Faixas Vibratórias sobre todos os seres, carnados e desencarnados, por afinidade. Portanto, Linha significa a Faixa de Freqüência Vibratória em que estão situadas as Entidades e todas as criaturas humanas, dentro da lei de afinidade.

ORIXALÁ
Essa Faixa Vibratória representa o Principio que atua e regula o Eterno Masculino de todas as coisas.

Estas Entidades são espíritos luminares em missão, dentro da corrente Astral de Umbanda. Muitos são magos e foram altos sacerdotes ou iniciados dos antigos Templos Orientais etc. Essa característica dá margem ao entendimento errôneo de que exista na Umbanda uma Linha do Oriente.

Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia. É muito raro assumirem uma "chefia de cabeça" e quase nunca uma função auxiliar efetiva.


YEMANJÁ
Yemanjá é a mãe do Principio úmido das águas que atua na Natureza das coisas, isto é, a Divindade da Fecundação, da Gestação ou do Eterno Feminino.

Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a forma de Caboclas. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha do Povo do Mar, Povo das águas, Linha de Nossa Senhora da Conceição, etc.

Suas preces cantadas ou pontos têm ritmo triste, referindo-se sempre ao mar e Orixás da dita Vibração.

YORI
Essa Vibração representa o Princípio em ação na Humanidade, é o Princípio que controla a Lei da Reencarnação.

Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a Roupagem Fluídica de Crianças. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como linha dos Ibeijadas, de Cosme e Damião, dos Curumins, dos Ibejis, dos Dois-dois, dos Mabaças, etc.

Suas preces cantadas falam muito em papai e mamãe do céu e em mantos sagrados. Algumas destas melodias são alegres, outras tristes.

XANGÔ
Vibração de Xangô, que significa o Senhor da Lei ou da Balança Cármica, isto é, aquele que coordena toda Lei karmânica; o Dirigente das Almas, que afere nosso estado espiritual, que pesa os méritos e os deméritos das criaturas a fim de aplicar a Justiça, o Senhor da Balança Universal.

Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a forma de Caboclos. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha do Povo da Cachoeira, Linha de São Jerônimo, etc.

Seus pontos cantados são sérias invocações, de imagens fortes e podem ser cantados em vozes baixas.

OGUM
Ogum significa O Fogo da Salvação, isto é, o Mediador, o Controlador dos Choques Cármicos. Considerado como o Orixá das Demandas, das Lutas e das Aflições diversas. No sentido místico é a Divindade que protege os guerreiros.

É a Vibração sob a qual estão situados todos os Espíritos que controlam os choques conseqüentes da execução cármica, como cobranças e reajustes da Lei, dentro de seus efeitos. É a Faixa que atende nas demandas da Fé, das Aflições, das Lutas Morais, etc.

Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a forma de Caboclos. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha de São Jorge.

Suas preces cantadas ou pontos traduzem invocações para a luta da fé, demandas, etc.

OXOSSI
Essa Vibração significa Ação Envolvente sobre os Viventes da Terra, ou ainda, o Caçador de Almas. O Orixá Oxossi comanda a Vibração que influencia no misticismo das almas e assiste nos males físicos e psíquicos das criaturas.

Esta faixa vibratória espiritual usa muito o prana dos elementos vegetais, na terapêutica oculta.

É a Linha de Força Espiritual sob a qual estão situados todos os Espíritos que se encarregam, particularmente (dentre outros afazeres) da ação doutrinária ou de catequese.

Nessa Faixa estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a forma de Caboclos e Caboclas. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha de S.Sebastião, dos Caboclos da mata, Linha da Jurema, etc.

Suas preces cantadas traduzem beleza nas imagens e na música: são invocações, geralmente tristes, às forças da Espiritualidade e da Natureza.


YORIMÁ
A Linha ou Vibração de Yorimá, significa Potencia ou Ordem Iluminada da Lei. Essa é a linha ou a faixa afim sob a qual estão situados todos os Espíritos que podem exercer uma ação geral sobre os encarnados.

É a Faixa Vibratória que congrega os mestres da magia, da terapêutica natural e oculta. Senhores do cabalismo, são, por excelência os consultadores dos terreiros, os mestres da Magia em fundamentos e ensinamentos, os Senhores da Experiência, adquirida através de seculares encarnações.

Composta dos primeiros Espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás velhos, verdadeiros Magos, que velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos, distribuindo e ensinando as verdadeiras mirongas, sem deturpações.

Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a Roupagem Fluídica de Pretos e Pretas Velhas. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha dos Pretos-Velhos, Linha de São Cipriano, Linha dos Cacarucaio e até como Linha das Almas.

Os pontos cantados são os mais tristonhos entre todos e revelam um ritmo compassado, dolente, melancólico; traduzem verdadeiras preces de humildade.

domingo, 4 de setembro de 2011

ONTEM OS CLARINS DA ARUANDA SOARAM MAIS ALTO

Muitas vezes temos sonhos coloridos, com muita beleza e alegria, onde a tristeza parece ser desconhecida, mas ao voltarmos à realidade percebemos que as cores não estão tão belas, que tudo está muito feio e triste.

Só que ontem 03/09/11, pude sonhar acordado, e ver que a Umbanda está esplêndida e seus Congás continuam iluminados e, perceber que a nossa união depende apenas de nós mesmos, pois no Astral tudo está unido como sempre esteve.

Um encontro umbandista, patrocinado pela Irmã e Sacerdotisa Graça e pelo Irmão e Sacerdote Luiz, em seu Templo da Raiz de Pai Guiné de Angola, onde a harmonia e a beleza, inicia desde a porta de entrada, passando pelo jardim e herbário, que são de uma simetria equilibrante, que nos remete aos antigos Templos Gregos, me fazendo até imaginar os iniciados pitagóricos por ali andando e discutindo os mistérios entre os céus e a terra.

A outra beleza, não menos vultuosa, foi a dos Irmãos do Templo da Confraria da Senhora da Luz Velada do Caboclo Sr. Oriaguaçu, orquestrada pelo Irmão e Sacerdote umbandista Davilson, que levou sua egrégora contagiante para juntar-se nas areias de Guiné aos Irmãos do Templo do Sr. Arranca-Toco, e sobre a regência do Rouxinol do Templo, O Pai Luiz, fizeram um Ritual de profunda beleza espiritual que com certeza ficará escrito em letras de fogo no Astral como uma bela lição para os irmãos umbandistas.

E este que vos escreve, um discípulo de Mestre Aramirim, testemunhei e fico feliz por ter participado deste emocionante encontro.

"ONTEM OS CLARINS DE ARUANDA SOARAM MAIS ALTO"

MEUS IRMÃOS UMBANDISTAS, POR FAVOR, "O U Ç A M".

FRATERNALMENTE