Total de visualizações de página

domingo, 13 de maio de 2012

E A TRADIÇÃO CONTINUA...

”O Iniciado é aquele que possui a lâmpada de Trismegisto,
O manto de Apolônio e o bastão dos Patriarcas.
A lâmpada de Trismegisto é a razão iluminada pela inteligência,
O manto de Apolônio é a posse completa de si mesmo que isola o
Sábio das correntes instintivas e o bastão dos Patriarcas é o socorro
das forças ocultas e perpétuas da natureza.” (Eliphas Levi)


Ontem vi o passado e o presente se fundir, e num passe de mágica a T.U.O. (Tenda de Umbanda Oriental) como uma máquina do tempo, chegou e nos levou ao passado de glórias de nossos Patriarcas e ao futuro onde homens e mulheres encontrarão a paz e a felicidade.

Estou muito agradecido por ter sido convidado pelo Irmão Wendel para ver sua Coroação Iniciática, e dos Irmãos Robson, Elenita e da Irmã Terezinha, e não esquecendo do batismo dos Irmãos Robério e Wagner.

Na Maestria de Mário Tomar, o Ritual foi belíssimo, com uma riqueza ímpar de simbolismos e de verdades iniciáticas.

A Raiz de Guiné teve uma noite onde o Sol espiritual iluminou a noite das trevas da alma.

Avante meus Irmãos Iniciados, coragem e força é o que lhes desejo!

“O homem que alcançou a grande realização é sereno, livre de pensamentos
comezinhos e de cuidados. Com o céu por teto e a terra por carruagem, faz
das estações seus cavalos de muda e do yin e yang, seus postilhões. Subindo
às nuvens, voga pela Via-Láctea, a par com o Criador (Tao). Premido para
diante, com a mente limpa de desejos comuns, passa às regiões celestes,
anda sem usar os pés, velozmente e todavia sem pressa, utilizando a chuva
para amaciar o caminho, o vento para varrer a poeira. Tendo o raio por chicote
e o trovão por eixo, voa a banhar-se no rio da Via-Láctea, daí descendo pelo
Caminho do Infinito.”(Taoísmo, John Blofeld)

Para encerrar deixo uma história:

Título : A amizade entre os Iniciados
“Como exemplo da verdadeira amizade, a tradição pitagórica conserva e reverencia a história de dois discípulos de Pitágoras: os amigos Pítio e Damon. Ambos conheceram-se em Krotona e juntos foram iniciados nos Mistérios Pitagóricos, tornando-se grandes amigos. Quis o destino, porém, que eles se separassem: Pítio, para casar-se com a formosa Calenthe; Damon, para retornar ao convívio com sua mulher e seus dois filhos em Sibaris, uma pequena cidade nas vizinhanças de Krotona.
Damon, voltando a Sibaris, voltou também à sua atividade política, que era a sua grande paixão. Como iniciado que era, procurou aplicar, na prática, tudo aquilo que, na teoria, aprendera com seu Mestre... e que poderia resumir-se numa só frase: ética na política. Em seus discursos, muito apreciados pelo povo, alternavam-se críticas e advertências aos governantes, conclamando-os a pautar suas ações somente para o bem comum, a paz social e a justiça equânime. Suas palavras, agradando o povo, desagradavam os ricos e os poderosos que, tramando nas sombras, com falsas acusações, levaram-no à masmorra e à condenação. Foi-lhe sentenciada a pena de morte e negaram-lhe até o tradicional e sacrossanto direito de, antes da execução, rever sua esposa e filhos.
A notícia de sua condenação injusta e da violação de seus mais sagrados direitos espalhou-se rapidamente, chegando a Krotona e aos ouvidos de seu amigo Pítio, que, nesse exato dia, celebrava com grandes festejos o seu casamento com Calenthe. Pítio, desculpando-se perante Calenthe, familiares e convidados, abandonou a festa e o cerimonial, partindo rapidamente para Sibaris. Chegou lá um dia antes da execução e foi direto ao palácio de Anacles, o governador, oferecendo-se como refém para que seu amigo pudesse sair da masmorra e dar o último adeus à esposa e filhos. Anacles aceitou a proposta, recomendando a Pítio, no entanto, que pensasse bem na insensatez de seu ato: se Damon não retornasse dentro de 24 horas, ele, Pítio, seria executado. Pítio respondeu que, entre dois pitagóricos, a desconfiança não existia e que, com certeza, seu amigo visitaria os familiares e retornaria. E assim sucedeu. Quando faltavam poucas horas para a execução, Damon reaparece, contrariando a opinião geral de que não voltaria.
Anacles,.comovido com essa bela demonstração de amizade, de caráter e de honra, cancelou a pena imposta a Damon e, mais ainda, convidou ambos a participarem de seu governo como ministros, declarando que “homens assim são exemplos a serem seguidos e constituem uma benção dos deuses para a cidade.” (Pitágoras Ciência e Magia na Antiga Grécia, Carlos Brasílio Conte)


Salve a memória do Grão Mestre Matta e Silva, que nos abençoou com seu legado, a Umbanda Esotérica.

2 comentários:

  1. Olá. Gostaria muito de trazer a Raiz de Guiné. Para Fortaleza Ceará, mas não existe ninguém iniciado aqui. Já bolei em muitas seitas que se intitulavam umbanda e só tive decepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok então por favor apresente-se se desejar e conte sua história no meu email mundo.mundano@ig.com.br.
      Abraço

      Excluir