Total de visualizações de página

domingo, 17 de abril de 2011

Confraria Senhora da Luz Velada Templo de Umbanda Caboclo Oriaguaçú



As realidades individuais nada mais são do que níveis de percepção e consciência. Podemos olhar para um ponto, e esse mesmo ponto refletir vários níveis de entendimento, e cada nível de entendimento vai de acordo com uma sintonia consciencial. O reflexo desse grau de entendimento, nada mais é do que o nível de percepção do sagrado que vibra, no interior de cada indivíduo. Esta percepção é abalada, e desperta uma necessidade inerente a cada uma dessas realidades, a cada nível de entendimento do indivíduo na busca desse Sagrado. Essa busca ao Sagrado desperta caminhos diversos que traduz a luminosidade ou o obscurecimento desse estado de consciência.
Acontecendo o despertar para a busca do Sagrado nós caminhamos em uma direção específica, e esse caminho reflete a nossa luminosidade ou um estado eclipsado de consciência, ou seja, o nosso nível de entendimento. Então para alcançar o Sagrado, o caminho pode ser mais penoso, mais doloroso, ou um caminho mais suave, mais sutil e com alegria. Tudo depende das condições, da percepção dessa realidade consciencial com o que é o Sagrado.
O caminho para a busca do Sagrado deve ser interiorizado e não apenas um caminho externo, é um caminho que inicia no âmago, na alma, porque o Sagrado vibra no indivíduo, é inerente a ele, e esta vibração impulsiona a essência, transformando a forma, onde os valores materiais se tornam apenas necessário para a caminhada no mundo terreno, e a realidade dos valores morais, étnicos, espirituais e humanos são sentimentos que o faz sentir também Sagrado.
O caminho da forma nos leva ao caminho da essência. Esta transmutação, a transformação desse caminho com menos ou mais percepção espiritual, é condicional. Esta percepção espiritual reflete nos pensamentos, sentimentos e atitudes do indivíduo, traduzindo ao seu mundo exterior o estado do grau consciencial que se encontra. Essa busca pelo Sagrado e o estado de consciência do indivíduo são transformados a cada passo na formação dos valores e nos conceitos adquiridos no decorrer do seu caminhar no mundo das formas.
Essa condição de conceitos e valores é que determina o excesso ou a falta de luminosidade consciencial, é a percepção do ser que vai determinar como a forma será trabalhada.
O caminho na terra é a metáfora da forma e o caminho no espiritual é a metáfora da essência. A consciência do individuo está na busca de valores externos, os conceitos que são formados são direcionados pra fora. Então se revertermos esse caminho, fazendo a transmutação este poderá ser menos doloroso. Mas o que temos que ter consciência é que quanto mais transformarmos esse caminho, essa forma, com menos ou mais dor, tudo dependendo do grau de entendimento dessa realidade consciencial, mais chegaremos à essência. Logo, podemos afirmar então que chegar à essência é chegar ao Sagrado.
É necessário mudar a ótica, mudar o jeito de ver os processos da vida, é rever a busca dos valores, e os conceitos devem ser reformulados constantemente. Não podemos ter conceitos estáticos, eles devem ser mutáveis. Se conseguirmos transformar esses conceitos estáticos, se conseguirmos transformar a forma, a percepção interior vai brilhar mais, conseguiremos ter mais clareza do que se vê na transformação desse caminho, e assim vamos conseguir estarmos mais próximos à nossa essência, e vamos conseguir sentir o Sagrado, bem como, nos sentir Sagrado, vibrar no Sagrado e ter uma ação Sagrada.  
A finalidade da Espiritualidade (Movimento Umbandista, Movimento Budista, Movimento Taoísta, Movimento Católico, etc.) não é apenas combater as nossas posturas inferiores, mas sim de ser uma Escola de Trabalho de Restauração do Indivíduo, da Sociedade e do Mundo. Necessitamos mudar o modo de pensar, sentir e agir. Precisamos entender que se vibrarmos em baixas freqüências mentais, emocionais e concretizá-las na ação, estaremos em simbiose espiritual, em afinidade, em sintonia vibracional com desejos do submundo astral e do submundo físico.
  Diante desta afirmativa, percebemos que o Sagrado se apresenta em formas e linguagens diversas, ou seja, cultos ou rituais que mais falem à alma humana de acordo com os numerosíssimos graus de entendimento ou alcance espiritual (consciências encarnadas ou desencarnadas).
A Umbanda, que é uma Ciência – Filosofia, ou mesmo Religião, essencialmente calcada na luz, na lógica e nos princípios do Cristo Cósmico, tem o seu papel importante com a sociedade e o mundo.
Estamos em novos tempos, em tempos de renovação. Acreditamos que está havendo uma renovação de valores, sendo que os velhos estão sendo substituídos pelos novos, os quais darão novas diretrizes, calcados no bom senso, na lógica e na mais pura razão. Tenhamos paciência e tolerância, compreensão e esperança!
Pai Davilson
obs:  APRESENTADOR DO PROGRAMA ENCONTRO COM O SAGRADO, EXIBIDO AO VIVO TODAS AS SEXTAS FEIRAS ÀS 20:30 H, PELO SITE WWW.OSASCO.COM.BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário