Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

OFERENDAS

Sabendo agradecer,saberá pedir...
Começar agradecendo é a chave para a harmonização, gratidão é tudo, porém algo sagrado irá nascer.


No cheiro, na cor e na força da Jurema, começamos nosso encontro com o elemento puro, a natureza divina.


As oferendas na Umbanda fazem parte dos preceitos ritualísticos e estão vinculados ao conceito de restituição, equilíbrio e movimentação das forças (axé).


Os elementos que compõem as oferendas são flores, ervas, velas, frutas, vegetais, grãos, água, bebidas, incensos, objetos específicos de cada entidade ou Orixás. Os símbolos ou formas são importantes para que possamos através dos olhos,centralizar nosso mental , direcionando assim nosso pensamento a um ponto, que manifesta a dinâmica das forças a serem movimentadas.


Os Umbandistas não são contra as oferendas, mas sim com o excesso delas.
Pois existem médiuns, que acreditam que só através de oferendas é que conseguirão seus objetivos e fazem disso com tanta frequência que acabam viciando nesta prática .
Bom saber que com uma simples oração, conseguiriam seu intuito, mas não conseguem por não estarem habituados às coisas simples e espiritualizadas.
É claro que em determinados casos é necessário, tudo deve ser medido, pesado, contado e bem pensado.


Um ritual de oferenda , é um ato de devoção que une o médium ao seu genitor divino, portanto como regra básica, a vigília.


Escolher dia do seu Orixá, numa hora tranquila, num espaço em que possa se sintonizar, sem interferências externas, tomar banho de ervas, usar vestimenta branca, defumar com ervas propiciatórias, recitar cânticos que conduzem seu mental a purificação interna, elemento singular é o pensamento, pois é através dele que acontece a transformação que renova as energias, purificando o sentimento.


"..Orixá... receba esta humilde oferenda dada com a totalidade de minha alma e revigora meu fisico, purifica meu sentimento e pensamento para que eu possa ser um perfeito veículo dos seus enviados..."


Ponto cantado:

...Desceu da sua Aruanda..
...na Luz do seu Orixá..
...vem salvar filho fé..
...que é lei no seu congá..
...bendita sua estrela..
...bendita sua sua beleza..
...bendita sua luz..
...que guiou até Jesus ..



Mensagem
Basta uma estrela para a Umbanda construir um par de asas espirituais
Basta uma flecha para a Umbanda lançar um ideal em torno do Planeta
Basta uma pemba para a Umbanda unir as dimensões da vida
Basta uma vela para a Umbanda iluminar o vale escuro
Basta um pedaço de chão para a Umbanda praticar a caridade
Basta um ponto cantado para a Umbanda nos levar a presença dos Orixás
Basta um grão de Fé para a Umbanda tampar a cratera do medo
Basta uma gota de esperança para a Umbanda criar um oásis no deserto do coração
Basta uma estrela para a Umbanda formar uma galáxia
Basta um médium para a Umbanda transmitir a energia de Olorum a todos que dela necessitam
Basta um olhar do Guia incorporado para a Umbanda formar uma existência
Basta um sorriso de um filho de Fé para a Umbanda refletir a Luz Divina


As pessoas felizes não são aquelas que tem o melhor de tudo,mas as que fazem o melhor de tudo o que tem ..
(mensagem do Caboclo Yguarantan)


Sandra da Zumbarandá

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A HIERARQUIA ESPIRITUAL

A Vibração Original tem Sete Orixás Principais não incorporantes e dirigentes de suas Sete Legiões. Estes têm como seus prepostos, 49 Orixás Chefes de Falanges e 343 Orixás Chefes de Subfalanges, que tomam seus nomes para dirigirem os demais componentes da Linha. Os componentes imediatos são classificados como Guias e Chefes de Agrupamentos e os outros, em sentido descendente, são chamados Protetores.


Os Orixás Intermediários de 1º Grau na função de Chefes de Legião são seres superiores que nunca passaram pela forma humana, portanto, nunca encarnaram.


Os Espíritos militantes da Lei de Umbanda só usam os mesmos nomes dos seus Chefes de Legiões, quando são, exclusivamente do 1º Plano, ou seja, até a função de Chefes de Subfalanges. Daí para baixo, não se pautam mais por esta regra, variando, embora, na mesma ligação afim.


Importante esclarecer que, por força do sincretismo, existe a associação dos Orixás com Santos Católicos, todavia, não se considera na Umbanda a chefia de uma Vibração (ou Linha) por parte destes Santos, tendo em vista que os Orixás existem desde o início dos tempos e os Santos Católicos viveram em sua maioria depois do advento do Cristo Jesus, conforme exemplo abaixo:

São Sebastião viveu pelo ano 250 D.C

São Jorge viveu pelo ano 280 D.C.

São Jerônimo viveu do ano 347 a 420 D.C


Contudo, alguns destes mártires do cristianismo de fato, ocupam uma função na Grande Lei de Umbanda, mas não com o qualificativo de Santo, mas com o qualificativo de Orixá Intermediário de 2º Grau, na função de Chefe de Falange.


Ocupar uma função, de forma alguma, constitui o marco inicial de formação destas linhas, já que estes “postos” são ocupados por tempo determinado, ainda que, referencialmente por milhares de anos, em relação ao tempo terreno.


Segundo Mestre Matta, os únicos que ele teve conhecimento, comprovados na identificação dos verdadeiros Sinais Riscados da Lei de Pemba, são as Entidades que se chamaram Jorge, Sebastião, Jerônimo, Miriam ou Maria de Nazaré, Cosme e Damião, identificados da seguinte forma:


São Jorge : projeta sua identificação como Ogum de Lei (a Justiça executante);

São Sebastião :projeta sua identificação como Caboclo Arranca Toco (em analogia com a árvore em que amarraram este mártir);

São Jerônimo :identifica-se como Xangô-Kaô (Kaô que dizer o éter do Céu, a pedra do Céu e ainda o Senhor que julga);

Maria de Nazaré :(aquela que teve a graça) identifica-se como a Cabocla Yara;

Cosme e Damião :(os puros, os iluminados pela bondade) identificam-se como os próprios Cosme e Damião;


Cada Linha ou hierarquia tem sete subdivisões ou planos dimensionais e assim sucessivamente, tendo entre si, um “entrelaçamento coordenado”, através de seus militantes afins, que se chamam intermediários diretos.


TEXTO CEDIDO PELA IRMÃ "PEQUENA DISCÍPULA DA RAIZ DE GUINÉ"

domingo, 5 de junho de 2011

UM DEDINHO DE PROSA COM O GUARDIÃO

"Tudo no Universo é diversidade, mas o que sai de dentro do Homem 'essência, coração, interior', chamem como quiserem, é Unidade, por isso é Deus".

Ensinamento passado pelo Sr. Exu Veludo das Almas, durante o Ritual do dia 04/06/11, o qual discorria sobre o "mundo" dos Orixás.