Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

POR QUE A UMBANDA AINDA NÃO TOMOU SEU LUGAR AO SOL?

Fazendo um reflexão sobre o momento atual da Religião Umbanda, vemos que ela já deveria estar entre as religiões mais importantes da atualidade, pois tem uma doutrina muito rica, um liturgia completa, mas infelizmente ainda há pessoas despreparadas encabeçando o movimento.

A Umbanda na Religião, e o Brasil como país, essa é uma comparação interessante, porque os dois são muito parecidos, ambos aceitam todas as pessoas não importando etnia, credo, classe social. O Brasil é um país de grande potencial, como a Umbanda também o é, mas o grande problema dos dois, são seus líderes.

"EGOÍSTAS, VAIDOSOS, MENTIROSOS, SÓ ENXERGAM O PRÓPRIO UMBIGO"

Não são sacerdotes por vocação, e sim de ofício, portanto não estão na Umbanda pela Umbanda, e sim, por seus interesses pessoais (prestígio, status). Assim, da mesma forma como funciona a política no Brasil, onde um partido tenta desfazer o que o outro fez de bom, os presidentes de federação, pais e mães de santo fazem igual, salvo raras exceções, quando não isolam-se para "reinarem" em seus cubículos.

A história se repete em todos os tempos, os reis se fartam dos melhores vinhos, enquanto a plebe come suas fezes.

Chega de elegermos "reis" ou aceitar seu jugo, a Umbanda é a Religião dos libertos e não dos escravos.

Vamos começar um movimento da base para cima, procurando nos conectar com as verdadeiras diretrizes dos nossos mentores e não aceitar que nos sejam empurrados goela a baixo rituais estranhos, doutrinas estapafúrdias.

A simplicidade da Umbanda é o seu maior ensinamento, mas dia-a-dia, para poder justificar seus cursos, os espertos do santo do pau oco inventam suas novidades.

"É gira de Exu velho, falange dos malandros "bons", e por aí vai..."

Maldita vaidade!!!

Sacos cheios de vento, que escrevem livros que só servem como peso para não deixar a mente das pessoas alcançarem sua verdadeira religiosidade.

A Umbanda é simples como a mata, é linda como o pôr-do-sol, é mágica como a lua, mas perde tudo isso quando o homem resolve inventar para diferenciar.

Deixemos a Umbanda ser apenas o que ela é. Porque, fora isso, você está querendo que ela seja o que você é, e não que ela lhe transforme em alguém melhor.

Renda-se a sabedoria das Entidades, não as faça refém de seus caprichos.

Saravá

Rogério

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CUIDADO ONDE PISA!

O que o Templo de Umbanda é para você?

* uma lata de lixo, onde você vai apenas para descarregar suas frustrações?

* uma apoteose carnavalesca, onde você vai para desfilar e apresentar-se como a pomba gira rainha suprema das sete coroas do inferno, exu batman o super herói, caboclo do cocar mais lindo da mata ou o erê mais bagunceiro da aruanda?

* um ponto de encontro para tentar arrumar um caso amoroso aproveitando-se da fé alheia?

* um lugar para colocar as fofocas em dia?

Se você se enquadra em um destes tópicos...C U I D A D O!!!...
Reflita, se reposicione, pois um dia Shangô solta a pedra, e ela vai rolar por cima de você.

O Templo de Umbanda é um lugar de extremo respeito e exige de seus adeptos uma postura moral elevada acima da média das pessoas que o procuram para curar-se de suas mazelas, portanto chega de aceitarem em seus Templos pessoas de índole duvidosa.
Vamos elevar nossa corrente mediúnica, só assim os verdadeiros mestres da Aruanda poderão chegar, não pensem que "qualquer um" recebe em seu mediunismo uma verdadeira entidade da Umbanda, não mesmo, daí vem as deturpações e fundamentos esdrúxulos.

Torne seu Templo em um lugar digno, e não numa casa de horrores.

Saravá Umbanda!

 Rogério

ps: eu saio cantando um velho ponto "pisa na Umbanda, pisa devagar, afirma os pensamentos que é pra não tombar.."

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O TRIÂNGULO DE MANIFESTAÇÃO DA UMBANDA

Continuando nossa série de assuntos que pretendemos tratar neste blog, procurarei de forma superficial falar sobre nossas entidades queridas.

Crianças = da vibração original do Orixá Yori/Ibeji; apresentam-se normalmente com voz infantil (aguda), deixando o médium de joelhos ou sentado no chão; sua manifestação traz alegria entre todos que ali estão; procura despertar nos médiuns e assistentes o Amor Espiritual e a Esperança; são seres importantíssimos e de alta envergadura, mas que ainda são mal compreendidos nos Terreiros; em muitas casas os médiuns parecem loucos desvairados quando pensam estarem dando passividade à estas entidades, mas que na verdade, estão deixando é uma péssima impressão à todos que assistem sua atuação, denegrindo nossa Umbanda.


Salve Cosme, Damião, Doum, Joãozinho, Ritinha, Mariazinha...

Caboclos= podem ser das vibrações dos Orixás Oxalá, Ogun, Oxossi, Xangô,Yemanjá; apresentam-se em pé e normalmente dão seus brados, quando chegam trazem muita energia depertando em todos força interior, e uma confiança para continuar a batalha do dia-a-dia; diria que é a própria força de vontade, só quem esteve na frente de uma entidade verdadeiramente incorporada é capaz de dizer como são revigorantes seus passes, e como seus conselhos são como flechas certeiras.


Salve 7 Flechas, Pedra Preta, Ogun de Lei, Yara, Guaracy...

Pais Velhos= são da vibração do Orixá Yorimá/Obaluaê; apresentam-se curvados e demonstrando a experiência que o tempo de caminhada lhes deu; são verdadeiros avós para seus tutelados; é a própria sabedoria manifestada; postulam que a principal chave para alçar vôos espirituais é a Humildade.


Salve Pai João, Pai Tomé, Pai Antonio, Mãe Firmina, Pai Guiné...


Esta foi só uma pincelada sobre os verdadeiros Mestres da Umbanda.
Saravá

Rogério